O plano para os festejos em Lisboa caso o Sporting seja campeão nacional

Já se encontra em marcha o plano para os festejos de campeão nacional dos adeptos do Sporting na cidade de Lisboa. Embora a equipa ainda esteja focada somente no próximo jogo, e nada está garantido, a verdade é que uma manifestação pública deste tamanho com centenas de milhar de pessoas na rua, não se pode planear na hora, e como é habitual todos os anos, a equipa que está mais próxima do título e as autoridades começam alguns dias antes a preparar a tão ansiada noite.

Seja em que dia for, ou em que jogo for, certo é que o Sporting está a dois pontos de ser campeão e que os três últimos jogos serão disputados em Lisboa, o que deixa a equipa já no palco da festa. O presidente da câmara de Lisboa já falou aos jornalistas, a confirmar reuniões com entidades políticas, forças de segurança, entidades de saúde e representantes do Sporting, sendo que o plano deverá ser divulgado aos adeptos nos próximos dias. Um dos representantes políticos presentes nessa reunião, João Paulo Rebelo, já confirmou aos jornalistas que será possível ver um ajuntamento maior do que aquilo que estamos habituados nos últimos tempos, provavelmente no Marquês como tem sido pedido pela maioria dos adeptos leoninos. Posto isto, os moldes poderão ser muito parecidos aos da festa de 2019:

Na altura, no dia da possível celebração do título de campeão nacional, o trânsito de todos os acessos e da própria Praça Marquês de Pombal foram fechados ás 17:30h com seis acessos a abrirem duas horas depois com um grande controlo policial em toda a zona. Os moldes este ano poderão ser muito parecidos se a festa for novamente no Marquês de Pombal, mas não deverá ficar só num ponto… Segundo o jornal ‘Record’, uma das possibilidades mais fortes também em aberto é o autocarro dos jogadores sair de Alvalade com um percurso por várias ruas de Lisboa, de forma a dispersar os adeptos por todos esses quilómetros que o autocarro aberto faria, em vez de os concentrar todos na Praça habitual, deixando a praça do Marquês para menos adeptos, com muitos outros a tratarem de ocupar cada metro de todas outras ruas por onde o autocarro dos campeões passasse. Além disto, uma das decisões que já estará tomada é que a festa será repartida por dois momentos: primeiro logo na noite do jogo contra o Boavista em caso de vitória leonina, e depois no dia 19 após o jogo contra o Marítimo onde a comitiva leonina seria recebida na Câmara Municipal e haveria mais um dia de festejos com a equipa novamente a mostrar o troféu aos adeptos.

Entre estas possibilidades, deverá ser anunciado o plano final muito próximo disto, nas próximas horas oficialmente, para todos os centenas de milhares de sportinguistas saberem como festejar na cidade de Lisboa, aquela que irá concentrar mais pessoas nos festejos leoninos, embora sejam esperados milhares de sportinguistas em muitos outros pontos do país.

Certo é que já ficou decidido que a cerimónia de entrega da Taça será imediatamente a seguir à conquista matemática do título de campeão nacional e que mesmo dentro do estádio e a festa será logo depois. Para isto, a taça de campeão estará já no próximo jogo em Alvalade, pronta a ser levantada no final do jogo, tal como Pedro Proença que também irá assistir ao jogo na tribuna do estádio para estar presente na habitual cerimónia de entrega.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *