Os 10 jogadores mais valiosos da formação do Sporting, no ativo

A academia de Alcochete, agora chamada de academia Cristiano Ronaldo, é conhecido por muitos como a melhor do mundo e formadora de alguns dos maiores talentos do futebol. Além de ser uma das academias de formação que mais jogadores coloca nas maiores ligas europeias no momento, com uma grande vantagem para as academias rivais por exemplo, o selo de qualidade da nossa formação é hoje reconhecida a nível mundial. A aposta na formação na própria equipa leonina cresceu esta temporada, com vários jogadores de 20, 19 e até 18 anos a assumirem papéis importantes como é o caso de Tiago Tomás e Nuno Mendes por exemplo. Apesar disso, a venda destes maiores talentos é inevitável e dos 10 jogadores mais valiosos da nossa formação, no ativo, apenas um ainda está no nosso clube e é por empréstimo.  Estes são os 10 jogadores, ordenados pelo valor de mercado segundo o site especializado Transfermarkt, mais valiosos da formação do Sporting, no ativo:

1º – Cristiano Ronaldo (Juventus): Para muitos o melhor de sempre e o jogador que dá nome, a partir deste ano à academia leonina. Muito haveria a dizer sobre Cristiano Ronaldo, mas apenas isso deixa pouco à imaginação do que representa o extremo que chegou ao Sporting em 1997 e só saiu em 2003. Com a camisola da equipa principal do Sporting venceu uma Supertaça Cândido de Oliveira e não teve tempo para mais pois rapidamente o Manchester United se apercebeu que atleta estava aqui. Depois de 6 épocas em Inglaterra foi para o Real Madrid onde conquistou tudo que havia para conquistar, várias vezes e normalmente de forma seguida. Neste momento na Juventus é um sonho de todos os sportinguistas que ainda volte para terminar a carreira no clube do seu coração e da sua família.

2º – Ricardo Pereira (Leicester): É um nome que pode deixar muitos sportinguistas surpreendidos mas é verdade, Ricardo Pereira fez maior parte da sua formação no Sporting. Começou no Fut. Benfica onde passou três anos, antes de chegar ao Sporting onde ficaria seis épocas, começou nos sub-12 e terminou nos sub-17. Depois disso fez apenas mais duas épocas em escalões da formação, um na Naval e outro no Vitória de Guimarães onde se estreou como sênior. Deu nas vistas em Guimarães e chegou com naturalidade ao FC Porto onde não conseguiu convencer e acabou emprestado ao Nice. Aí sim, assumiu-se como um jogador de qualidade e voltou em 2017 para fazer uma época de grande nível no clube nortenho antes de ser transferido para o Leicester por 22 milhões de euros. Aos 27 anos o internacional português, aí se encontra já depois de duas épocas como titular absoluto da equipa inglesa e várias vezes associado a alguns ‘tubarões do futebol europeu.

3º Rafael Leão (AC Milan);

4º Eric Dier (Tottenham): De Alvalade para capitão da seleção inglesa. Toda a sua formação foi feita aqui, além de duas temporadas entre a equipa principal e a equipa B. Saiu para o Tottenham em 2014 onde se encontra até hoje.

5º Daniel Podence (Wolverhampton);

6º William Carvalho (Real Bétis);

7º Gelson Martins (AS Monaco);

8º Rui Patrício (Wolverhampton);

9º João Mário (Sporting): Começou a jogar futebol no FC Porto mas rapidamente chegou ao Sporting onde, tirando o empréstimo ao Vitória de Setúbal, sempre jogou até 2016. Depois desse empréstimo onde brilhou, fez duas épocas na equipa principal da nossa equipa exatamente com os mesmos números: 45 jogos e 7 golos em ambas. Nesse período, além de campeão europeu de seleções venceu uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Saiu por 40 milhões de euros para o Inter onde fez uma época e meia sem deslumbrar. Foi emprestado ao West Ham e Lokomotiv onde verdadeiramente também não mostrou um nível parecido ao exibido em Alavalade. Exatamente onde voltou esta época e soma 10 jogos, sendo hoje considerado um titular absoluto de Rúben Amorim apesar de se notar que não está no topo das suas capacidades, muito provavelmente por alguma falta de confiança e condição física. É esperado que cresça ao longo da época, porque aquele toque de bola tem um perfume que não engana.

10º Matheus Pereira (West Bromwich Albion): O extremo brasileiro de 24 anos é mais um produto da nossa formação com muito, e bom, futebol nos pés. Com toda a formação no Sporting, teve duas épocas entre a equipa principal e a equipa B que não o ajudaram. Foi emprestado ao Chaves e depois ao FC Nurnberg onde tentou voltar ao nível que todos os sportinguistas queriam ver. Uma confusão com o treinador José Peseiro pelo meio que parece ter-lhe custado mais oportunidades com a nossa camisola acabou emprestado ao West Bromwich Albion na época passada onde brilhou no segundo escalão do futebol inglês. A qualidade demonstrada levou o clube que subiu à Premier League a pagar o valor da clausula de compra de 10 milhões de euros para continuar a aposta no brasileiro. Este ano leva 10 jogos e 1 golo e a sensação que ainda tem muito potencial para demonstrar, sensação que o acompanha praticamente desde que saiu dos escalões de formação e que teima em ficar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *